Proteção de Dados

Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

A Go Far Insurance - Soluções e Serviços para Proteção da Saúde, Mediação de Seguros (adiante abreviadamente designada por Go Far), necessita recolher alguns dados pessoais dos seus clientes. Nesse sentido, a presente Política de Privacidade visa ajudar os clientes da Go Far a compreender que dados pessoais recolhemos, como e por que motivo os usamos, a quem os divulgamos e como protegemos a sua privacidade ao prestar os nossos serviços.

Pretendemos que os nossos clientes conheçam as regras gerais de privacidade e os termos de tratamento dos dados que recolhemos, no estrito respeito e cumprimento da legislação aplicável neste âmbito, nomeadamente do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 (“Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados”).

A utilização e navegação nos nossos websites, o preenchimento dos nossos formulários e o fornecimento de dados direta ou indiretamente, implicam o conhecimento e aceitação das condições desta Política e de quaisquer outros termos, políticas e condições específicas referentes aos serviços contratados. Ao disponibilizar os seus dados pessoais, está a autorizar a recolha, tratamento, uso e divulgação dos mesmos de acordo com as regras aqui definidas.

 

Quem é o responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais?

A Go Far enquanto responsável pelo tratamento de dados:

  • Assegura que o tratamento dos seus dados pessoais é efetuado no âmbito das finalidades para as quais os mesmos foram recolhidos ou para finalidades compatíveis com aquelas;
  • Recolhe, utiliza e conserva apenas os dados pessoais necessários para a finalidade em causa;
  • Não procede a qualquer transmissão de dados pessoais para fins comerciais ou de publicidade;
  • Trata os dados pessoais para fins legalmente previstos ou para a prossecução de serviços a seu pedido.

 

O que são dados pessoais?

Entende-se por dados pessoais qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável (titular dos dados). É considerada identificável a pessoa que possa ser identificada direta ou indiretamente, designadamente por referência a um número de identificação ou a mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social.

 

Que dados pessoais recolhemos?

A Go Far, recolhe e trata os dados pessoais necessários para a prestação dos seus produtos e serviços, quando utiliza o nosso website ou nos contacta.

Neste sentido, os seus dados pessoais podem incluir, designadamente, o seu nome, os seus dados de identificação e contacto, em casos particulares dados relativos à sua saúde, dados relacionados com sinistros, dados financeiros ou informações sobre como utiliza o nosso website, ou como interage connosco.

A Go Far preocupa-se especialmente com a proteção dos direitos dos menores, pelo que a recolha de dados pessoais de menores de 18 anos está dependente do consentimento dos respetivos pais/responsáveis pela tutela parental. Para o efeito, aquando da recolha de dados de menores, será solicitado o consentimento dos pais/responsáveis pela tutela parental dos menores em causa.

Categorias de dados pessoais que tratamos

  • O seu nome, dados de identificação e dados de contacto (endereço de e-mail, número de telefone e endereço postal): Alguns dados pessoais são de fornecimento obrigatório pelo que, em caso de falta ou insuficiência desses dados, a Go Far não poderá disponibilizar o produto ou serviço em causa. Nestes casos o cliente ou utilizador será devidamente informado da obrigatoriedade do fornecimento desses dados.
  • Dados referentes a prestadores (nome, morada, endereço de email, número de telefone, número de contribuinte, cartão de cidadão, registo criminal, comprovativo de IBAN): Alguns dados pessoais são de fornecimento obrigatório pelo que, em caso de falta ou insuficiência desses dados, a Go Far não poderá concluir o registo como prestador de serviços. Nestes casos o Prestador será devidamente informado da obrigatoriedade do fornecimento desses dados.

  • O nome do proprietário da farmácia ou da pessoa a contactar e dados de contacto (endereço de e-mail e número de telefone): Alguns dados pessoais são de fornecimento obrigatório pelo que, em caso de falta ou insuficiência desses dados, a Go Far não poderá concluir o processo de adesão à Rede de Prestadores. Nestes casos o prestador será devidamente informado da obrigatoriedade do fornecimento desses dados.

  • Dados referentes ao produto de seguro (número de apólice, género, profissão, atividades recreativas, dados sobre educação, dados referentes ao veículo): Alguns dados pessoais são de fornecimento obrigatório pelo que, em caso de falta ou insuficiência desses dados, a Go Far não poderá disponibilizar o produto ou serviço em causa. Nestes casos o cliente ou utilizador será devidamente informado da obrigatoriedade do fornecimento desses dados. Aplicável quando subscreve um produto de seguro.

  • Informações sobre a sua saúde: Alguns dados pessoais são de fornecimento obrigatório pelo que, em caso de falta ou insuficiência desses dados, a Go Far não poderá disponibilizar o produto ou serviço em causa. Nestes casos o cliente ou utilizador será devidamente informado da obrigatoriedade do fornecimento desses dados. Aplicável quando subscrever produtos de seguro que pressuponham o tratamento destes dados.

  • Informações sobre sinistros: De forma a podermos participar o sinistro junto da seguradora.

  • Informações sobre outras pessoas seguras e beneficiários: Ao disponibilizar dados de terceiros, deverá assegurar-se de que foi por estes autorizado a transmitir-nos os seus dados pessoais, como também deverá informá-los acerca da forma como a Go Far trata dados pessoais, nos termos da presente Política. Aquando da subscrição dos produtos de seguro tratamos dados pessoais de pessoas seguras e beneficiários que nos tenham sido disponibilizados pelo tomador de seguro.

  • Informação sobre dados financeiros: Aplicável quando pretende pagar os seus seguros por transferência bancária, receber indemnizações de sinistros com a intervenção da Go Far ou, enquanto prestador de serviços, para processar pagamentos dos atos realizados.

  • Informação fornecida no âmbito de uma simulação: Aplicável quando efetua uma simulação/pedido de cotação através do nosso website.

  • As comunicações que troca connosco (por exemplo, os seus e-mails, cartas ou telefonemas para a linha de apoio): Aplicável quando entra em contacto com a Go Far ou é contactado pela Go Far.

  • As suas publicações e mensagens nas redes sociais dirigidas à Go Far: Aplicável quando interage connosco nas redes sociais.

  • A sua opinião sobre nós: Aplicável quando participa nos nosso inquéritos/questionários de satisfação.

  • Informações sobre como usa o nosso website: Aplicável quando utiliza o nosso website, nos termos da nossa Política de Cookies e outras Tecnologias de Rastreio.

  • Quando apresenta uma reclamação: De forma a podermos processar a sua reclamação.

 

Categorias Especiais de Dados Pessoais

Ao prestar os nossos serviços, podemos recolher informações relativas à sua saúde. Tais informações são consideradas “categorias especiais de dados”, nos termos do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

Apenas recolhemos estas informações no caso de nos ter dado o seu consentimento explícito. Caso não nos dê o seu consentimento, poderá não nos ser possível oferecer determinados produtos ou serviços.

 

Quais as finalidades da recolha dos seus dados pessoais?

Os dados pessoais dos clientes Go Far são geralmente utilizados no âmbito da prestação e gestão dos produtos e serviços contratados, bem como para estudo, melhoramento e adequação dos serviços às necessidades e interesses do cliente.

O cliente poderá, no entanto, disponibilizar os seus dados pessoais para outras finalidades, tais como, para receber informações institucionais da Go Far, participar em passatempos e estudos de mercado, para receber comunicações de marketing (designadamente, campanhas e promoções sobre os nossos serviços e produtos), bem como no âmbito do envio de reclamações e sugestões.

Neste sentido, usamos os seus dados pessoais para os seguintes efeitos:

  • Para efetuar o seu registo enquanto prestador de serviços: O registo é uma diligência necessária para o agendamento dos serviços que vai prestar, para controle da atividade, avaliação de desempenho e pagamentos dos atos efetuados.

  • Para efetuar o registo da sua farmácia enquanto prestadora de serviços: O registo é uma diligência necessária para o agendamento dos serviços que vai prestar, para controle da atividade, avaliação de desempenho e pagamento dos atos efetuados. Este registo requer alguns dados pessoais do proprietário ou pessoas a contactar, necessários para contactos prévios à celebração do correspondente contrato de prestação de serviços e acompanhamento do mesmo.

  • Para a execução e gestão do contrato de seguro e de distribuição de seguros ou para diligências pré-contratuais com intervenção da Go Far: Utilizamos as suas informações para apresentação de propostas adequadas ao seu perfil de risco, esclarecimento e aconselhamento de soluções e produtos, a celebração e execução do contrato, diligências pré-contratuais e o seu acompanhamento, em particular em caso de sinistro sempre que a intervenção da Go Far seja requerida.

  • Para comunicar e gerir a nossa relação consigo: Ocasionalmente, podemos contactá-lo por e-mail e/ou SMS por motivos administrativos ou operacionais, por exemplo, de modo a enviar-lhe confirmação dos agendamentos efetuados bem como informar sobre os pagamentos processados, enquanto prestador, ou como cliente de seguros, para confirmação da subscrição de um contrato ou agendamento de uma peritagem com a intervenção da Go Far. Dado que estas comunicações não são realizadas para efeitos de marketing, continuará a recebê-las ainda que tenha optado por não receber comunicações de marketing. Também vamos utilizar os seus dados pessoais para responder aos seus pedidos, sugestões ou contactos, para melhorar os nossos serviços e a sua experiência enquanto cliente Go Far.

  • Para o informar sobre notícias e ofertas do seu interesse: Podemos enviar-lhe comunicações de marketing, caso tenha indicado que as deseja receber. Se aceitar receber comunicações de marketing, vamos enviar-lhe newsletters com notícias nossas, tais como novos serviços ou produtos em que poderá ter interesse ou ofertas de que poderá gostar. Tenha em atenção que não partilhamos os seus dados pessoais com outras empresas para efeitos de marketing, exceto se tivermos o seu consentimento para o efeito. Caso não queira receber mais comunicações de marketing da nossa parte, basta clicar no link de cancelamento de subscrição na parte inferior de qualquer comunicação de marketing Ageas Portugal.
    Para melhorar os nossos serviços e cumprir os nossos objetivos administrativos e comerciais.
    Os objetivos de negócio para os quais usamos as suas informações incluem contabilidade, faturação e auditoria, verificação de cartão de crédito ou outro, análise de fraude, segurança efeitos jurídicos e processuais, estudos estatísticos, bem como desenvolvimento e manutenção de sistemas.

     
  • Para cumprir as nossas obrigações legais: Em especial, a obrigação de fornecer os seus dados pessoais à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões – ASF.

 

Qual o período de conservação dos seus dados pessoais?

Os dados pessoais recolhidos são tratados no estrito cumprimento da legislação aplicável, sendo armazenados em base de dados específicas, criadas para o efeito.

O período de tempo durante o qual os dados são armazenados e conservados varia de acordo com a finalidade para a qual a informação é utilizada. No que diz respeito aos dados necessários à prestação dos produtos e serviços de seguro bem como os dados necessários à prestação de serviços de saúde, os mesmos serão conservados enquanto mantiver a sua relação connosco, exceto se por requisitos legais formos obrigados a conservar os dados por período de tempo superior.

Adicionalmente, os dados serão armazenados e conservados apenas pelo período necessário para as finalidades para as quais foram recolhidos, conforme acima identificadas.

 

Quais os direitos dos titulares dos dados?

Nos termos da legislação aplicável, o titular dos dados tem os seguintes direitos em relação ao tratamento dos seus dados pessoais:

  • Direito de Informação: o titular dos dados tem o direito a receber informações sobre os termos do tratamento dos seus dados pessoais aquando da recolha dos mesmos ou, se os dados não forem recolhidos junto do próprio titular, num prazo razoável após a sua obtenção dos dados pessoais, salvo exceções prevista no Regulamento Geral de Proteção de Dados.

  • Direito de Acesso: o titular dos dados tem o direito de obter confirmação de que os dados pessoais são ou não objeto de tratamento e, se for o caso, direito de aceder aos seus dados pessoais, bem como às informações relativas às finalidades do tratamento, categorias de dados pessoais em questão, destinatários dos dados, prazo previsto de conservação, entre outras.

  • Direito de Retificação: o titular tem o direito de obter, sem demora injustificada a retificação ou atualização dos dados pessoais inexatos que lhe digam respeito.

  • Direito ao Apagamento dos Dados: o titular tem o direito de obter o apagamento dos seus dados pessoais, sem demora injustificada, dentro dos limites legalmente previstos.

  • Direito à Limitação do Tratamento: o titular dos dados tem o direito de obter a limitação do tratamento, se se aplicar uma das condições previstas no Regulamento Geral de Proteção de Dados.

  • Direito de Portabilidade dos Dados: o titular dos dados tem o direito de receber os dados pessoais que lhe digam respeito e que tenha fornecido num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática.

  • Direito de Oposição: o titular dos dados tem o direito de se opor, a qualquer momento, por motivos relacionados com a sua situação particular, ao tratamento dos dados pessoais que lhe digam respeito, nomeadamente quando os seus dados sejam tratados para efeitos de comercialização direta.

  • Direito de não ficar sujeito a decisões individuais automatizadas: o titular dos dados tem o direito de não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base no tratamento automatizado dos seus dados pessoais, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar.

Tendo em conta o acima exposto, poderá solicitar, a todo o tempo, o acesso aos dados pessoais que lhe digam respeito, bem como a sua retificação, eliminação ou a limitação do seu tratamento, a portabilidade dos seus dados, ou opor-se ao seu tratamento (com exceção dos dados estritamente necessários para a prestação do serviço), ou mediante pedido escrito dirigido à Go Far para a morada Avenida Dr. Mário Soares Edf.10, 2744-002 Porto Salvo ou através do formulário de contactos do site Go Far.

Poderá obter a confirmação de que dados pessoais que lhe dizem respeito são objeto de tratamento, bem como o acesso aos mesmos, sendo-lhe disponibilizada, caso requeira, uma cópia dos dados objeto de tratamento por parte da Go Far. 

Nos termos da lei, é-lhe ainda garantido o direito de, através dos meios acima referidos, retirar o seu consentimento para o tratamento dos dados cujo consentimento constitui o fundamento de legitimidade do respetivo tratamento. Para o efeito, tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento, o que não invalida, no entanto, o tratamento efetuado até essa data com base no consentimento previamente dado.

O cliente ou utilizador pode ainda, a qualquer momento, solicitar a eliminação dos seus dados pessoais, nos termos legalmente previstos.

Tem também o direito de, nos termos da legislação aplicável, solicitar a limitação do tratamento ou a portabilidade dos seus dados, verificadas as condições legalmente previstas. Para o efeito, deverá submeter um pedido para os contactos acima referidos.

Sem prejuízo de qualquer outra via de recurso administrativo ou judicial, o titular dos dados tem direito a apresentar uma reclamação à CNPD ou a outra autoridade de controlo competente nos termos da lei, caso considere que os seus dados não estão a ser objeto de tratamento legítimo por parte da Go Far, nos termos da legislação aplicável e da presente Política.

 

Utilizadores do website e aplicações Go Far

A presente Política de Privacidade aplica-se integralmente a todos os utilizadores do website Go Far. No entanto, dada a especificidade inerente à utilização da referida plataforma digital (designadamente, websites e aplicações Go Far), importa regular algumas questões particularmente relevantes neste âmbito.

A Go Far tem consciência de que o envio de informação pessoal é uma grande preocupação para os clientes que utilizam a Internet. Assim, em todos os nossos websites e aplicações, os formulários de recolha de dados pessoais obrigam a sessões encriptadas do browser, e todos os dados pessoais que nos disponibiliza ficam armazenados de forma segura nos Sistemas da Go Far, sobre os quais são implementadas as melhores práticas de segurança técnicas e processuais visando a proteção dos seus dados pessoais.

Não obstante as medidas de segurança adotadas pela Go Far alertamos todos os nossos clientes e utilizadores que aquando do acesso à Internet devem tomar regularmente precauções e adotar medidas adicionais de segurança neste âmbito, designadamente através da utilização de um computador e um browser atualizados, e acautelar o uso de computadores partilhados, bem como o acesso às suas contas pessoais de cliente, não partilhando com terceiros os seus dados de acesso.

Através do nosso website e aplicações, disponibilizamos ligações para websites de terceiros, os quais estão sujeitos a Políticas de Privacidade independentes. Tenha em consideração que a presente Política de Privacidade não se aplica a tais websites e a Go Far não é responsável pela recolha de informações suas por parte dos referidos terceiros através dos respetivos websites.

Para sua proteção, o acesso a algumas funcionalidades disponibilizadas no nosso website ou aplicações encontra-se protegido por uma password, a qual não deverá ser transmitida a terceiros. Por questões de segurança, recomendamos que memorize a sua password e que proceda à sua alteração com regularidade.

 

Cookies e outras tecnologias de rastreio

Para mais informações sobre cookies e como a Go Far os usa nos seus websites ou aplicações consulte a Política de Cookies e outras Tecnologias de Rastreio.

 

Quais as Medidas de segurança adotadas pela Go Far?

A Go Far está empenhada em assegurar a confidencialidade, proteção e segurança dos dados pessoais dos seus Clientes, através da implementação das medidas técnicas e organizativas adequadas para proteger os seus dados contra qualquer forma de tratamento indevido ou ilegítimo e contra qualquer perda acidental ou destruição destes dados. Para o efeito, dispomos de sistemas e equipas destinados a garantir a segurança dos dados pessoais tratados, criando e atualizando procedimentos que previnam acessos não autorizados, perdas acidentais e/ ou destruição dos dados pessoais, comprometendo-se a respeitar a legislação relativa à proteção de dados pessoais dos clientes e a tratar estes dados apenas para os fins para que foram recolhidos, assim como a garantir que estes dados são tratados com adequados níveis de segurança e confidencialidade.

Porque reconhecemos a sensibilidade desta informação, elaborámos e divulgámos a todos os nossos colaboradores uma Política de Proteção de Dados Pessoais, com vista a assegurar o seu conhecimento acerca das obrigações que lhes são impostas nesta matéria. Para garantir a permanente sensibilização dos nossos colaboradores, desenvolvemos ainda ações de formação junto dos mesmos, os quais assumem o compromisso de não revelar a terceiros ou utilizar para fins contrários à lei, qualquer informação pessoal dos clientes Go Far cujo conhecimento lhes advenha do exercício das suas funções.

Neste âmbito, a Go Far designou também um Encarregado de Proteção de Dados (Data Protection Officer ou “DPO”), para acompanhar o cumprimento das políticas e normas aplicáveis em matéria de proteção de dados pessoais.

Conforme descrito na secção "Em que circunstâncias existe comunicação de dados a outras entidades?" na presente Política de Privacidade, podemos nalguns casos transmitir os seus dados pessoais a terceiros. A Go Far definiu regras claras de contratualização do tratamento de dados pessoais com os seus subcontratantes, e exige que estes adotem as medidas técnicas e organizacionais apropriadas para proteger os seus dados pessoais. Contudo, nalguns casos, podemos ser obrigados por lei a divulgar os seus dados pessoais a terceiros (tais como autoridades de controlo) relativamente aos quais temos um controlo limitado relativamente à proteção dos dados pessoais.

Em que circunstâncias existe comunicação de dados a outras entidades?

A Go Far recorre a outras entidades para a prestação de determinados serviços. Eventualmente essa prestação de serviços poderá implicar o acesso, por estas entidades, a dados pessoais dos seus clientes.

Assim, qualquer entidade subcontratante da Go Far tratará os dados pessoais dos nossos Clientes, em nome e por conta da Go Far, na estrita obrigação de seguir as nossas instruções. A Go Far assegura que tais entidades subcontratantes oferecem garantias suficientes de execução de medidas técnicas e organizativas adequadas de forma que o tratamento satisfaça os requisitos da lei aplicável e assegure a segurança e proteção dos direitos dos titulares dos dados, nos termos do acordo de subcontratação celebrado com as referidas entidades subcontratantes.

A Go Far poderá ainda transmitir dados pessoais dos seus Clientes a entidades terceiras, quando julgue tais comunicações de dados como necessárias ou adequadas (i) à luz da lei aplicável, (ii) no cumprimento de obrigações legais/ordens judiciais, ou (iii) para responder a solicitações de autoridades públicas ou governamentais.

Neste sentido, a Go Far poderá transmitir os seus dados pessoais, autoridades públicas e reguladores (designadamente, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões).

Em qualquer das situações acima mencionadas, a Go Far compromete-se a tomar todas as medidas razoáveis para garantir a proteção efetiva dos dados pessoais que trata.

 

Em que circunstâncias poderão os seus dados ser objeto de Transferências Internacionais?

A prestação de serviços pela Go Far poderá implicar a transferência dos seus dados pessoais para países terceiros (que não pertençam à União Europeia ou ao Espaço Económico Europeu).

Nesses casos, a Go Far implementará as medidas necessárias e adequadas à luz da lei aplicável para assegurar a proteção dos dados pessoais objeto de uma tal transferência, cumprindo rigorosamente as disposições legais relativamente aos requisitos aplicáveis a tais transferências, nomeadamente informando os clientes neste âmbito.

 

Contacte-nos

Poderá contactar o Encarregado de Proteção de Dados (“DPO”) da Go Far para o email dpo@ageas.pt.

Para mais informações sobre o tratamento dos seus dados pessoais, bem como quaisquer questões relacionadas com o exercício dos direitos que lhe são atribuídos pela legislação aplicável e, em especial, os referidos na presente Política, poderá utilizar os contactos referidos no ponto acima “Quais os direitos dos titulares dos dados?”.

 

Como pode ficar a conhecer quaisquer alterações à nossa Política de Privacidade?

A Go Far reserva-se o direito de, a qualquer momento, proceder a modificações ou atualizações à presente Política de Privacidade, sendo essas alterações devidamente atualizadas nas nossas aplicações. Sugerimos que as consulte regularmente para estar a par de eventuais alterações.


Data da última atualização: 28-04-2021

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