Prémio Saúde Sustentável

A Go Far é uma das três finalistas do Prémio Saúde Sustentável na área de Promoção da saúde e prevenção da doença com o projeto dedicado à Campanha de Sensibilização para o Cancro Colorretal

Nuno Pereira dos Reis, gestor de projetos sénior na Go Far by Médis & Farmácias Portuguesas, sublinha que "o cancro colorretal é um dos mais comuns e com maior mortalidade a nível mundial" e que "(..) durante o ano passado, em Portugal, foram diagnosticados mais de 10 mil casos, cerca de 28 por dia, e registadas mais de 4 mil mortes". 

Acrescenta, ainda, que, com um diagnóstico precoce e a deteção numa fase inicial (estádio I), a taxa de sobrevivência do cancro intestinal é de 90%, descendo para 10% quando detetado num estádio avançado.

Esta campanha, implementada em 292 farmácias, dirigiu-se, na sua maioria, a aderentes à rede de prestadores da Médis, e destinou-se a todas as pessoas com idades compreendidas entre os 50-74 anos, assintomáticos e sem outros fatores de risco.

Participaram cerca de 4.200 indivíduos, sendo 57% mulheres e 43% homens, com uma idade média de 61 anos. Das amostras analisadas 96% deram resultado negativo, e 4% (177 participantes) tiveram resultado positivo, a quem foi recomendada a marcação de uma consulta com o médico assistente, médico de família ou médico especialista.

 

Saiba mais aqui.

;