Mais de 170 portugueses testaram positivo

No âmbito da campanha nacional de sensibilização para a deteção precoce do cancro colorretal, que decorreu de 15 de março a 14 de abril em 292 farmácias aderentes, 177 pessoas testaram positivo.

A campanha nacional de sensibilização para a deteção precoce do cancro colorretal denominada "50+" apoiada pela Go Far, Fundação Ageas, Médis, Farmácias Portuguesas, Fundação Millennium bcp, Fundação Calouste Gulbenkian, Europacolon Portugal, Alliance Healthcare e Laboratório Germano de Sousa, permitiu testar mais de 4.000 portugueses, com o objetivo de prevenir a doença.

Durante a iniciativa, foram realizados 4.190 testes a indivíduos com idades compreendidas entre os 50 e os 74 anos, na sua maioria mulheres (57%).

Apesar dos resultados negativos ultrapassarem 95%, os testes positivos fixaram-se nos 4,2%. Nestes casos foi deixada a recomendação para a realização de consulta médica para análise da situação e definição de próximos passos, nomeadamente a realização de colonoscopia.

O distrito de Lisboa foi o distrito com maior número de rastreios realizados (2.036), seguido do Porto (436), Setúbal (267), Coimbra (210) e Castelo Branco (197).

Katrien Buys, Diretora de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Grupo Ageas Portugal, refere que “os resultados da campanha superaram as expectativas, o que reforça a importância desta iniciativa, especialmente num momento em que os rastreios e a prevenção passaram para segundo plano. O cancro colorretal é um dos tipos de cancro mais comuns e a sua incidência continua a aumentar, pelo que é urgente sensibilizar e incentivar os portugueses para o rastreio, permitindo identificar a doença numa fase inicial e salvar vidas. O nosso objetivo passa por continuar a abraçar este tipo de iniciativas e contribuir, de alguma forma, para a melhoria da saúde dos portugueses”.

Isabel Luz, Diretora Técnica da Farmácia Rainha do Douro, em Carrezeda de Ansiães, uma das farmácias participantes na campanha, comenta que “os utentes mostraram-se muito interessados em participar na campanha, principalmente num período como este em que muitos diagnósticos ficaram por fazer”. A farmacêutica destaca a proximidade da rede de farmácias, sublinhando que “estamos perto das pessoas, conhecemos bem os nossos utentes, eles confiam em nós, estamos numa posição privilegiada para este tipo de iniciativas”.

 

 

 

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