Um propósito maior

Artigo de Opinião

Desde crianças que somos apresentados ao mundo da fantasia, onde há super-heróis que nos inspiram a salvar o mundo, quer seja porque lançam uma super teia e salvam um autocarro de cair da ponte, ou porque com a sua magia combatem os criminosos na rua. As mais variadas histórias acabam sempre por ter uma personagem central, que altruisticamente dedica todo o seu tempo a salvar quem mais precisa, dedicando-se à prática do bem e à luta contra o mal, ajudando assim o mundo a tornar-se um lugar melhor.

Otimista por natureza, gosto de acreditar que este mundo que nos apresentam durante a nossa infância não é assim tão diferente da realidade. Isto porque sou farmacêutica e diariamente contacto com super-heróis que altruisticamente combatem o mal (gestão da doença) e ajudam a sua comunidade a prosperar até idade avançada (prevenção da doença).

Juntei-me à equipa de desenvolvimento de novos serviços da Go Far, com muita paixão e dedicação tendo em conta o meu propósito: dotar as farmácias e as suas equipas com capacidades e meios para dar mais saúde à sua comunidade. Se as farmácias são o Batman, desafio-vos a imaginar a Go Far como o Robin, o parceiro fiel que apoia a personagem principal a brilhar dia após dia.

Quando os vilões nos ensinam a lição

A pandemia surgiu também com o propósito de nos ensinar algumas lições. Não podemos continuar a pensar em saúde da mesma forma, correndo atrás do prejuízo e sem dar os recursos económicos e humanos suficientes para combater as épocas de crise.

É mais do que urgente planear e prevenir: planear, dotando o nosso sistema de saúde de recursos económicos, humanos e materiais; prevenir a doença, através de campanhas de sensibilização, ou simplesmente pela via do aconselhamento, literacia em saúde, promoção de bons hábitos desde a infância até à 3.ª idade, tais como alimentação saudável, a cessação tabágica e a prática de exercício físico. Tudo isto pode parecer uma utopia ou até uma realidade muito longínqua, mas acredito que será mais fácil de alcançar, quando contamos com cerca de 3.000 farmácias em todo o território nacional e os mais de 15.000 profissionais que nelas trabalham.

Ir mais longe na saúde

É aqui que a Go Far presta a sua missão e concretiza o seu propósito, cooperando em todas estas necessidades enquanto Robin. Se sozinhos vamos mais depressa, juntos vamos mais longe, e a Go Far ambiciona atingir o próximo nível com todas as farmácias, quando se fala em prestação de cuidados de saúde.

Programas de gestão da doença crónica, aliviando outros locais de saúde mais sobrecarregados; lançamento de novos serviços de saúde nas farmácias para toda a população, como os MCDT Cardiologia, já disponíveis para as Farmácias de 6 distritos do país: Aveiro, Castelo Branco, Viseu, Santarém, Setúbal e Faro. Este e outros serviços permitirão, através das farmácias, apoiar a população de forma mais próxima, célere, conveniente e remunerada.

Adicionalmente, ainda promover sensibilização para patologias prevalentes, como a diabetes, a recente campanha do cancro colorretal e impulsionar a literacia em saúde, com o propósito major de prevenir a doença, e contribuir para o empoderamento da população na gestão da sua saúde.

O futuro

Vejo as farmácias e as suas equipas cada vez mais fortes e reconhecidas pelas instituições e população, enquanto prestadores de cuidados de saúde. Os tempos mudam rapidamente e a adaptação é o que nos previne da extinção, sendo que em tempos como os que vivemos atualmente, é premente identificar as necessidades e encontrar soluções rápidas.

Um super-herói destaca-se pela grande coragem e é o autor de grandes feitos, nunca esquecendo o seu propósito maior: tornar o mundo um lugar melhor. Tal como nos filmes, esta tarefa nunca é fácil, e são frequentemente necessários vários super-heróis, que unindo esforços e poderes complementares, conseguem salvar o dia.

Esta é também a missão das farmácias, que juntamente com a Go Far, terão os recursos e as capacidades para alargar os cuidados de saúde a todos os que entram diariamente pelas suas portas em busca de auxílio! Não conhecemos os vilões que ainda estão por vir, mas queremos estar preparados para o futuro. Este é o nosso propósito.

O futuro é já amanhã e é com grande expetativa e paixão que o preparo enquanto parte da equipa Go Far!

 

 

;