Gestão de Reclamações

A função responsável pela gestão das reclamações dos clientes é assegurada pelo Administrador (CEO), a quem compete garantir a resposta às reclamações apresentadas em conformidade com o previsto na Política de Gestão de Reclamações.

As reclamações devem ser dirigidas para os seguintes endereços:

Go Far Insurance – Soluções e Serviços para Protecção da Saúde, Mediação Seguros, S.A
Apoio ao Cliente
Morada: Avenida Eng. Duarte Pacheco, 26, Piso 0, 1070-046 Lisboa
Endereço eletrónico: apoioaocliente@go-far.pt

Sem prejuízo, podem ser apresentadas reclamações no Livro de Reclamações em formato físico, ou em formato eletrónico, acessível através do sítio da internet, bem como à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), através do endereço www.asf.com.pt.

Requisitos mínimos e forma de apresentação das reclamações

As reclamações dos Tomadores de Seguros, Segurados, Subscritores, Beneficiários ou Terceiros Lesados devem ser apresentadas por escrito, em papel ou outro suporte duradouro.

As reclamações devem conter as informações relevantes para a respetiva gestão, incluindo, pelo menos, os seguintes elementos:

  • nome completo do reclamante e, caso aplicável, da pessoa que o representa
  • referência à qualidade do reclamante, designadamente de tomador de seguro, segurado, subscritor, beneficiário ou terceiro lesado ou de pessoa que o representa
  • dados de contacto do reclamante e, caso aplicável, da pessoa que o representa
  • número de documento de identificação e NIF do reclamante
  • descrição dos factos que motivaram a reclamação, com identificação dos intervenientes e da data em que os factos ocorreram, exceto se for manifestamente impossível
  • data e local da reclamação.

Prazos

Às reclamações é dada resposta escrita no prazo máximo de 20 dias contados a partir da data da respetiva receção, prorrogando-se o prazo máximo para 30 dias nos casos que revistam especial complexidade.

Será sempre acusada a receção das reclamações de Tomadores de Seguros, Segurados, Subscritores, Beneficiários ou Terceiros Lesados no prazo de 5 dias úteis.

Mecanismos de resolução extrajudicial de litígios a que Go Far aderiu, bem como os respetivos dados de contacto e as condições de elegibilidade aplicáveis.

Sem prejuízo da possibilidade de recurso aos tribunais judiciais, em caso de litígio resultante da atividade de distribuição de seguros, os clientes podem recorrer a entidades de resolução alternativa de litígios.

A Go Far é aderente do CIMPAS – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros, com os seguintes contactos:

Morada: Av. Fontes Pereira de Melo, nº 11 - 9º Esq, 1050-115 Lisboa
Telefone: (+351) 213 827 700
Email: Geral@cimpas.pt

Condições de Elegibilidade

A Go Far reserva-se o direito de não admissão da reclamação, nos termos regulamentares em vigor, sempre que:

  • sejam omitidos dados essenciais que inviabilizem a respetiva gestão ou que não tenham sido fornecidos ou corrigidos quando o reclamante tenha sido convidado a suprir a omissão
  • se pretenda apresentar uma reclamação relativamente a matéria que seja da competência de órgãos arbitrais ou judiciais ou quando a matéria objeto da reclamação já tenha sido resolvida por aquelas instâncias
  • reitere reclamação anterior apresentada pelo mesmo reclamante em relação à mesma matéria e que já tenha sido objeto de resposta, salvo se contiver factos novos

  • a reclamação não tenha sido apresentada de boa-fé ou o respetivo conteúdo for qualificado como vexatório.

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